Randômico


Como assim?

Lista de frases estranhas faz a gente viajar nas interpretações...

Existe uma série de frases estranhas espalhadas pela cidade e ninguém percebe. Não vou ser pretensiosa, vai ver alguém percebe, mas acredito que ninguém parou pra escrever sobre isso. Tá, vai ver parou, mas não aqui no meu blog (got ya!). Logo, eu fiz uma lista (homenagem a Laura Maria) com o top mais de frases sem noção espalhadas por Brasília e outras Cidades Satélites do Distrito Federal (pra quem não sabe o que é isso, eu explico em um parênteses nesse texto aqui).

Mas eu não posso fazer um top 10 sem explicar o critério de seleção primeiro né? Aliás, meu top 10 não tem 10 frases. São apenas oito. Outro diferencial que precisava ser explicado. As frases vão do nível “engraçadinha, vai?” até “como assim, véi?”, de um a oito, sendo 1 a mais simples, mais vista e mais comum, que deve haver em muitos outros lugares por aí, e 8 a mais tosca na minha opinião. Inclui placas de lojas, prestadores de serviço e até chamada de jornal (chamada é aquele quadradinho que fala o que você vai encontrar dentro do jornal e em qual página. Não é a manchete, que é a grandona e geralmente sensacionalista pra você comprar o jornal. Ah, vocês entenderam. Se não, vai no Wikipédia). Tá, chega de falação, vamos lá.

1) Jogue o lixo no lixo. Siga esse raciocínio e o Brasil será o grande depósito de lixo que a Inglaterra já pensa que somos. Visualize: se é pra jogar o lixo no lixo, onde tiver lixo eu posso jogar lixo. Logo, terrenos baldios cheios de lixo, podem receber mais lixo porque o lugar do lixo é no lixo. Concorda? “Lixo na lixeira” resolve melhor essa ambigüidade.

2) Proibida a entrada de pessoas estranhas. Essa é a mais polêmica pra mim. Tá, eu sei, daria no mesmo se dissessem “pessoas não autorizadas”. É o mesmo exemplo do lixo na lixeira. Mas esse aqui, particularmente, me faz rir, porque eu geralmente vejo essa placa em hospitais públicos. Local onde, geralmente, a maioria das pessoas são de estranhas pra baixo. Mas aí caímos no relativismo da questão: o que são pessoas estranhas? São feias? Com dentes a menos? Com parafuso a menos? Com parafuso a mais? Com comportamento fora do padrão? Que se veste mal? O que define uma pessoa estranha? A série Os Normais já fez piada com isso. A mesma que você deve estar imaginando agora. E aí, você entra quando vê essa placa ou não?

3) Para sua segurança, esta estação possui câmeras que filmam 24h por dia. Ok, me respondam uma coisa: filmar já te tirou de um assalto? Filmar já consertou elevador? Filmar já evitou alguma morte? Então, como filmar pode deixar um ambiente mais seguro, gente?? Ok, tem criminosos que podem ficar intimidados com o fato de serem filmados e posteriormente reconhecidos, mas já existem máscaras, roupas com capuz e afins, sabia? Um ambiente seguro se faz de outra forma, e sequer precisa ter câmeras. Se não, espalhar várias câmeras pela cidade resolvia o nosso problema. Ah, é verdade, já fizeram isso... e resolveu?

4) Pare de fumar – tecnologia a laser. Tá certo que tem umas dependências que são mais fortes e precisam de um tratamento intenso e tal, mas... laser?? Como que um laser pode ajudar uma pessoa a parar de fumar? Se eu estiver apenas sendo ignorante aqui e alguém souber como isso funciona, por favor, deixe seu comentário, mas eu realmente viajei quando li essa. O adesivo, tudo bem. Talvez injeções... mas laser?? Respondam-me como.

5) A luz do corpo são os olhos. Você já viu essa frase de outro jeito também, não já? “Os olhos são a janela da alma”. É clichê mas é compreensível. Agora, “a luz do corpo são os olhos”??? Como assim??? Essa frase tava num grafite e foi atribuída a Marcos, ou Mateus, não lembro. Era como se fosse uma passagem da bíblia sabe? Acho que não podia brincar com essas coisas, mas que a frase é estranha, isso é. Ela não entraria na sala com a placa número 2. Quem tiver uma teoria pra explicar essa frase aqui também, será muito bem vinda.

6) Fotos de casamentos – Marcelo B., fotógrafo, álbuns no estilo fotojornalístico. Veja que homem de visão! Que mente inovadora! O cara já se intitulava jornalista antes mesmo de cair o diploma! Isso é que é visão de futuro, tino para os negócios! Como seria um álbum de casamento no estilo fotojornalístico? Quase eu entrei no prédio pra saber... Não tem aquelas fotos preto e branco com o bouquet em vermelho? Ou os noivos segurando o cortador de bolo e olhando pra câmera com sorrisos artificiais? Já sei! No lugar dessas, teria uma foto do pajem contra a luz, de perfil (crianças não podem ser identificadas sem a autorização dos pais em um jornal), com a legenda: “eu trouxe as alianças porque minha mãe me obrigou, meu sonho era estar estudando”. Ou ainda uma foto da noiva deitada num divã a la Ilha de Caras, no salão de beleza, com a legenda: “Gorete revela: sempre quis casar de branco, mas não sou mais virgem”. Isso se for um “fotojornalista” formado pela escola “Sônia Abraão”. Se for da Globo vai ser assim: “Casamento terá autoridades na primeira fila. O Presidente Lula não estará presente pois está viajando, gastando verba dos cofres públicos”. Se for da Record é assim: “Estamos aqui com a Gorete, e ela está entrando no carro que vai levá-la à igreja, vamos entrar no carro com ela? Vamos lá. O cinegrafista está entrando agora... O carro é bonito... muito legal... Vamos fazer o percurso que a noiva vai fazer... vamos lá...” E nisso vão-se dez minutos de matéria... Fotos de casamento... más lembranças... acho que eu fiz fotos em estilo fotojornalístico no casamento da minha tia. Crianças correndo, família reunida, uma garagem como salão improvisado... Vocês lembram disso né? Se não, clique aqui.

7) Entrada e saída de inquilinos. Não basta você pagar aluguel, as pessoas precisam saber que você paga aluguel. Gente, essa placa é enorme, e está numa rua super movimentada e estreita que leva de uma cidade satélite a outra. Aliás, a porta que tem essa placa também é estreita. E pequena. Uma porta normal. O que torna ainda mais difícil entender o motivo da placa estar ali. “Entrada e saída de automóveis” é compreensível. Às vezes as pessoas estacionam e fica difícil outro carro sair. Mas inquilinos?? O que pode acontecer? As pessoas ficarem paradas em frente à porta e os outros não conseguirem sair? Ahhhh, já sei, tava rolando um boato que era um bordel ou uma boca de fumo, e o proprietário quis mostrar que seus imóveis são alugados para pessoas corretas e direitas e que pagam em dia. Logo, em nome de sua honra, resolveu mostrar pra esse “povinho” que passa de ônibus na sua porta, que são inquilinos que entram e saem toda hora, e não viciados ou prostitutas. Tá, essa é a minha teoria. Mais alguém quer brincar de adivinhar?

8) Acabou. Madonna não tem mais Jesus no coração. (risos histéricos!) Calma gente, a Cabala não é do capiroto e a Madonna não fez pacto com o mal como a Xuxa (lenda urbana, tô só repassando a informação como Gugu me ensinou). Acontece que ela terminou com o namorado, Jesus Luz. (fala agora “aaaahhhh táaaa”) Vi essa pérola hoje como chamada de uma revista de fofoca que tem novelas como tema principal. É engraçado. Não assisto novela. Mas assisto muito seriado. E se alguém me conta o que vai acontecer, eu sou capaz de dar um chute na canela. Mas parece que quem assiste novela ou joga RPG em videogame gosta de saber o que vai acontecer. Qual a graça?? Ficar narrando pra Gorete, ou zerar o jogo antes do seu amigo que não comprou a revista? E a emoção? E a aventura? Onde ficam? Ichi, mudei completamente de assunto né? Mas então, fala se essa frase não é, no mínimo, engraçada? Lembra aquela do Michael Jackson né? Ai ai... vou gostar de ver as capas de jornais e revistas daqui a dez anos... Vai ser tão mais fácil viver com tanto humor. Ainda bem que caiu o diploma. Só assim seremos ainda mais agraciados com pérolas como essas...



Escrito por Joceline Gomes às 23h06
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Meu perfil





BRASIL, Centro-Oeste, Mulher, de 20 a 25 anos, Arte e cultura, Cinema e vídeo, Música



Histórico


Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 Personas Non Gratas
 Poluição urbana em Taguatinga
 Poluição urbana - Colônia Agrícola
 Íntimo Impessoal
 N Coisas
 Aquário da Alma
 Um blog de Helder Ful@no
 Dramas do Sucesso
 Sem título - Universo Particular