Randômico


Fashion Bus

 

Ônibus da moda chega a Samambaia! Calma, definitivamente, esse título não é o que parece

 

Como pode uma coisa tão fútil ser seguida sem qualquer questionamento? Podendo. Aliás, só quem pode é que consegue seguir a moda. E a moda hoje é um tênis branco. Estou num ônibus malacabado indo para Samambaia (cidade satélite há mais de 20 quilômetros de Brasília. Para facilitar, podem chamar de periferia) e sete pessoas estão usando esse negócio. São adolescentes e pré-adolescentes – os mais facilmente abduzidos para esse mundo de clones por opção.

O tênis tem uns círculos ou elipses em prata, cadarços brancos, exibe os amortecedores, que podem ter cores variadas (para restar alguma individualidade, enfim) e não combinam em nada com ônibus em tempo de chuva. Mas combina com o uniforme da rede pública de ensino (branco) e com os tênis dos outros colegas, afinal, são quase todos iguais. As exceções geralmente vão de all-star de couro sintético – totalmente In. Até jornalistas estão usando (como se isso fosse parâmetro de alguma coisa).

Aliás, quer saber o que está na moda? Visite uma escola de ensino médio. Os High School da vida querem customizar seus uniformes a todo custo, para se manter cool. Os universitários também. Com suas bolsas gigantescas, sandálias rasteiras e calça M. Officer, desfilam, todas iguais, enquanto seus parceiros de passarela exibem seus Nike shoots e camiseta da Puma (com um letreiro piscando com o nome da marca. Afinal, é por isso que eles estão pagando).

Mas uma coisa de que as garotas não abrem mão (sejam elas teenagers ou veteranas) é da barriga de fora. Ou seja: mostrar a barriga, está na moda. Porém, não é qualquer barriga. Tem que ser firme, lisa e magra. Cabelão liso e/ou escovado até a cintura também está na moda. Maquiagem também. Mas essa nunca saiu de moda... aliás, o mais incrível na moda (ainda não defini se fui irônica ao dizer que existe algo “incrível” na moda) é que a mudança, na verdade, não é tão grande assim. Podem mudar o comprimento da saia, a cor do tênis, o tamanho do decote, mas as mulheres sempre vão ser o público alvo que deve se submeter aos mandos e desmandos dessa indústria. A obrigação é uma opção. Você pode ou não se submeter. Mas a maioria prefere ficar igual, para não ser diferente, pois na nossa sociedade hipócrita, machista e preconceituosa, ser diferente é algo ruim.

Mas tem um ponto positivo nessa história toda. O tênis branco com elipses em prata é unissex.



Escrito por Joceline Gomes às 10h18
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Meu perfil





BRASIL, Centro-Oeste, Mulher, de 20 a 25 anos, Arte e cultura, Cinema e vídeo, Música



Histórico


Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 Personas Non Gratas
 Poluição urbana em Taguatinga
 Poluição urbana - Colônia Agrícola
 Íntimo Impessoal
 N Coisas
 Aquário da Alma
 Um blog de Helder Ful@no
 Dramas do Sucesso
 Sem título - Universo Particular